- Área: 119000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Tomasz Majewski
Descrição enviada pela equipe de projeto. Grorudparken (Parque Grorud) é um dos quatro novos parques de bairro em Groruddalen. O parque apresenta instalações para atletismo, jogo, recreação, programas de juventude, interação social e atividades culturais para a diversa população local.
LINK Landskap foi o escritório responsável pelo projeto, sob encomenda do Departamento de Água e Esgoto do Município de Oslo. No entanto, várias outras secretarias municipais também foram envolvidos no projeto: Departamento de Recreação, Gabinete de Planeamento, Escritório de Gestão do Patrimônio Cultural e o Distrito de Grorud. O planejamento e trabalho do parque começaram no outono de 2009, com base nas recomendações contidas no Plano de Controle de Desenvolvimento para a Reserva Alna (KDP Alna Miljopark).
O projeto estabelece uma paisagem contínua entre Lillomarka, via Grorudparken, através de Leirfossen (cachoeira) e Hølakøkka. O Rio Alna é o elemento central do planejamento paisagístico, que integra artefatos históricos e culturais existentes com novas experiências de paisagem, ao mesmo tempo que facilita o acesso visual e físico para o próprio rio.
O projeto foi um desafio técnico. Questões relacionadas com a mitigação das inundações, gestão de águas pluviais e limpeza de escoamento de Kalbakkvei e rv.4, juntamente com limpeza de resíduos foram fundamentais em todo o processo projetual.
Multiconsult foi o principal consultor sobre gestão de águas pluviais, hidrologia, elétrica e geologia.
Acessibilidade e segurança da população foram os principais pontos abordados no projeto de iluminação exterior. LINK Landskap, em cooperação com ÅF Lighting, desempenhou um papel central no desenvolvimento de um conceito de iluminação específica do local, o que criou uma dimensão espacial emocionante e identidade para o parque. A cooperação com os vários departamentos municipais foi uma parte significativa do processo de concepção e construção, e produziu resultados interessantes.
A melhoria da qualidade da água em Groruddalen ocorreu através de várias técnicas de limpeza do solo. Este é um projeto piloto na Noruega e incorpora fitorremediação (um processo de 3 a 5 anos, através da qual os poluentes do solo são ligados a vegetação), reduzindo as emissões de carbono.
As Águas Pluviais de Trondheimsveien e áreas adjacentes foram limpas através de poços de biorremediação antes de serem liberadas para o Rio Alna e Groruddalen. A qualidade da água tem melhorado significativamente, como um resultado direto da conclusão do projeto.